AQUI O SISTEMA É DEFERENTEEEEEEE!!!!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Diretos Autorais em NÚMEROS..



Eaeee moçada blzz?

Tava ausente ontem por uns motivos familiares, mas ja voltei..

Ontem em vários Blogs de música sertaneja foi postado a mesma coisa: "Victor Chaves vence mais uma vez a batalha do Ecad"..

Na lista dos top10 arrecadadores do ano de 2010, 3 são sertanejos. Em primeiro lugar Victor Chaves, em segundo Sorocaba, que vinha sendo cotado para a primeira colocação, e em sexto lugar figourou-se Eulero Coelho (Chora me liga, Voa Beija-flor).

Mas uma pergunta é feita.. Tal artista ficou em primeiro, tal em segundo, tal e sexto, mas QUANTO É ISSO??? O QUE ISSO SIGNIFICA EM TERMOS DE DINHEIRO??


Arrecadação em 2009: R$ 374 milhões
Repassados: R$ 318 milhões
Autores beneficiados: 81.250
Divisão: 75% da arrecadação vai para os titulares e 25% ficam para o escritório e as associações arrecadadoras.

Esta conhecida instituição conquistou muito mais inimigos que amigos nestes 30 anos de atividades. Os motivos são vários: desde o poder de polícia para cancelar uma apresentação em cima da hora, caso o estabelecimento não esteja em dia com as taxas, passando pelas normas não muito claras a respeito da distribuição e pagamento dos direitos. Amado ou odiado, não importa. Ninguém passa incólume ao Ecad.

“O que mais incomoda no Ecad é o fato de não haver ninguém ou nenhum outro órgão que possa atuar em conjunto, exercendo alguma fiscalização ou coisa do tipo. Deveria ter alguém que regulasse e deixasse essa atividade mais clara, tanto para nós, músicos, como para quem consome o nosso trabalho”, diz a vocalista Helena, da banda Ateliê do Samba, que reforça o coro de outros artistas como Roberto Frejat e Luís Caldas, que apóiam uma modernização da Lei de Direito Autoral, a partir de uma maior fiscalização das entidades que arrecadam e distribuem direitos autorais, e da criminalização da prática conhecida como jabá, que põe nas paradas de sucessos radiofônicos aqueles que pagam por este espaço na programação.

A prática do jabá encontra um cenário propício com a atuação do Ecad: como a arrecadação dos direitos autorais se dá pelo número de vezes que a obra é executada, o aumento desse número de forma não natural faz ganhar mais quem paga jabá para as emissoras de rádio e de televisão. Esta prática deixa de fora vários outros artistas que não têm condições de pagar por este espaço, tirando do país a chance de ter acesso à uma produção artística mais diversificada.~

Vou nessa..

Beeeeeeeijo fuuuuuuuui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário